Como reagir ao medo Infantil!
Todas as crianças têm os seus medos, cabe a nós pais sabermos enfrentar esses medos juntos dos nossos filhos!
![]()
Não digo que estas dicas sejam infalíveis mas por norma reduzem muito o medo infantil.
- Escute o seu filho e entenda a causa do medo.
- Incentive a criança a falar sobre todos os seus medos.
- Mostre sempre tranquilidade e segurança.
- Não desvalorize o medo do seu filho.
- Não obrigue a criança a enfrentar o medo.
- Incentive sempre o pensamento positivo.
Por ai quais são os medos dos vossos filhos?
Como reagem?
Podem-nos acompanhar também nas redes sociais no Facebook e Instagram.
21 Comments
MJP
Boas dicas, Rute!


Dia Feliz!
Rute Justino
Obrigada
green.eyes
Curioso! O meu nunca teve assim “medo’ de algo ou alguém.
Em determinada altura senti sim, alguma insegurança, mas tudo foi ultrapassado com alguma facilidade
Boa semana
Rute Justino
Ai tão bom, por aqui há alguns medos
cheia
Que excelentes dicas!
Boa semana!
Rute Justino
Obrigada
Maribel Maia
Boas dicas… de todas elas considero o não desvalorizar a mais importante de todas!!!

Beijinho! Boa semana!!!
Rute Justino
Obrigada
Também acho extremamente importante não desvalorizar!
Existe um Olhar
Dicas muito importantes e assertivas.

Saber lidar com os medos das crianças é uma tarefa árdua.
Rute Justino
Nem sempre é fácil e eu que o diga
Ana a Abelha
há quem tenha medo de ter medo

beijinhos e feliz semana
Rute Justino
Verdade
Beijinho querida
Luísa de Sousa
Excelentes dicas Rute e, principalmente, não desvalorizar!
Beijinhos

Boa Noite
Rute Justino
Dar apoio nestas situações é extremamente importante
Di
Por aqui nunca existiu um medo definido, somente alguma insegurança de quem está a chegar a fase adulta…como resolver? Desmontar com exemplos, meus claro.
Beijinhos
Rute Justino
Por aqui sempre houve medos
Por vezes nada fáceis!
Di
Faz parte do crescimento.
CÉLIA
Bom dia querida Rute!
Acho muito importante o apoio dos pais para saber lidar com os medos mas eu acho que o melhor é mesmo nós sermos o exemplo ao enfrentar os nossos próprios medo e conversar abertamente com a criança. Beijinhos
Rute Justino
Isso mesmo querida
João Silva
O meu ainda não fala totalmente, mas já se percebe claramente que tem medo do som das ambulâncias (passam muitas aqui) e do som das motas de grande cilindrada (também são muitas nesta rua). Uma das soluções foi começar a imitar o sim desses veículos e comprar um livro com o dom dos bombeiros (esta parte não resolveu muito bem). Valorizarem o que sentem é muito importante. Excelente post.
Rute Justino
Obrigada João fico muito feliz que tenha sido útil