Pré-adolescência e a loucura dos pais!
Ter uma filha pré-adolescente é assim qualquer coisa de mágico misturado com stressante!
É rever-me na idade dela.
É perceber como a minha mãe tinha razão.
É ficar com os miolos fritos.
É tentar ignorar as suas más respostas.
É tentar ensinar os melhores caminhos.
É saber que a maioria da vezes não sou escutada.
É tentar meter no sitio uma pita que já se acha alguém.
![]()
Já a minha avó dizia, filhos criados trabalhos redobrados!
Quem concorda?
Por ai como foi esta fase da pré-adolescência?
Podem nos acompanhar também nas redes sociais no Facebook e Instagram.
25 Comments
amarquesademarvila
Nem me digas nada, catano!!!! ! Pobrecitas… nem sonham o que aí vem e o que é não dormir!!!! 1000 vezes um bebé a chorar do que uma adolescente (ou um, é igual!) com pêlo na venta… é que a malta não dorme na mesma mas agora não há chucha ou colo que nos valha! 


Eu quando leio as mães a queixarem-se que não dormem…. ahahahahahahhahahahhahahahahahhahaha!!!!
Era fechá-los na despensa, com comida e bebida, claro!, e tirá-los de lá já adultos!
Posto isto, bom fim-de-semana, que a minha sexta-feira começou logo com gritaria entre mim e a adolescente mais velha… raisparta!
Besos
Rute Justino
Ai como eu agora compreendo, é mesmo uma aventura
fico doida com as respostas 
marta-omeucanto
Por incrível que pareça, e a caminho dos 18 anos, a pré e a adolescência da minha filha até têm sido calminhas, quando comparadas com a infância.
Volta e meia dá umas respostas tortas, tem lá os seus “momentos”, mas passa depressa. Uma ou outra vez, prega-me uns sustos. Tira-me do sério. Mas não me tem dado grande trabalho.
A infância foi pior, com grandes ataques e birras. Talvez pela minha separação e por ter, um ano depois, iniciado uma nova relação.
Rute Justino
Que bom Marta, nem todos os casos são iguais.
já se quer afirmar!
Aqui tem havido alguns dias complicados com a Leonor, tem um feitio terrível
Maribel Maia
É uma aprendizagem para toda a família!!!

Beijinhos
Rute Justino
Eu acredito que todas as fases são uma aprendizagem, depois tem umas mais fáceis que outras
soumaiseu
Foi e ainda está a ser no mínimo “engraçada”. A Rita dá-me agora mais dores de cabeça do que me deu até aos seis anos. São as respostas tortas, a teimosia, a arrogância, o responder mal aos avós… uma nóia! Tento cortar logo o mal pela raiz mas confesso que muitas vezes fico na dúvida se o consegui fazer… tenho a impressão que ela apenas abranda a “tempestade” para depois voltar à carga…
Rute Justino
Como eu entendo, que feitios têm estas miúdas
Nala
O que a minha mãe deve ter sofrido
Rute Justino
Agora é que dou valor à minha
cheia
É uma fase muito difícil, que exige muita compreensão.
Feliz fim-de-semana!
Rute Justino
E muita paciência
green.eyes
Não te quero desanimar… Mas ainda agora está a começar.

Mas no final vai valer a pena
Rute Justino
Sim sim, ainda a procissão vai no adro
Vera
Como não sou mãe vou falar enquanto filha
Já não me lembro bem mas acho que até fui calminha na pré-adolescência, no entanto na adolescência tive a minha fase de estar sempre irritada/a resmungar/a responder mal/mal humorada/etc. Agora com 27 anos penso que a minha mãe foi uma santa por me aturar!! 
Rute Justino
A vida da minha mãe também não foi nada fácil
Patrícia Costa
É uma aventura Rute! Respira e não pira!
Por aqui a pré-adolescência do rapaz foi bem mais simples! Elas crescem bem mais depressa! Mas ao mesmo tempo são boas companheiras!
Rute Justino
Acredito que sempre existe um lado bom e todas as fases são uma aprendizagem!
Daniela
Só nessas alturas é começamos a rever que afinal os pais tinham razão

Bom fim de semana
Rute Justino
É verdade, e tenho consciência que não fui nada fácil
O ultimo fecha a porta
A minha foi normal. eu nunca fui problemático 🙂
Rute Justino
Mas que bem
eu tenho consciência que não era fácil 
A-lupa-de-alguem
Eu tenho um rapaz, e tem sido até tranquilo. claro que já não é aquele menino que eu é que decidia tudo. Mas acho que as miúdas são mais exigentes, começam logo a querer decidir a roupas, são mais vaidosas, mas também deve ser fascinante!
Rute Justino
No final acaba por ser compensador mas tem dias bem complicados