Palácio Vila Viçosa!!!
No Dia dos Namorados enquanto uns trocaram juras de amor no aconchego do sofá nós arriscámos a sair de casa num dia cheio de vento e chuvoso para visitar-mos o Palácio de Vila Viçosa...
(Imagem retirada da Internet)
Aqui fica um pouco da sua história:
O Paço Ducal representa um dos mais emblemáticos monumentos de Vila Viçosa. A sua edificação iniciou-se em 1501 por ordem de D. Jaime, quarto duque de Bragança, mas as obras que lhe conferiram a grandeza e características que hoje conhecemos prolongaram-se pelos séculos XVI e XVII.
Os 110 metros de comprimento da fachada de estilo maneirista, totalmente revestida a mármore da região, fazem deste magnífico palácio real um exemplar único na arquitectura civil portuguesa, onde estadiaram personalidades de grande projecção nacional e internacional.
De residência permanente da primeira família da nobreza nacional, o Paço Ducal passou, com a ascensão em 1640 da Casa de Bragança ao trono de Portugal, a ser apenas mais uma das habitações espalhadas pelo reino. Nos reinados de D. Luís e D. Carlos as visitas frequentes ao Paço Ducal são retomadas, assistindo-se, ao longo do século XIX, a obras de requalificação que visavam oferecer maior conforto à família real durante as excursões venatórias anuais.
A implantação da República em 1910 levou ao encerramento do Paço Ducal de Vila Viçosa que, por vontade expressa em testamento por D. Manuel II, reabre portas nos anos 40 do século XX, após a criação da Fundação da Casa de Bragança.
Ao longo de toda a visita ao Palácio predominam os frescos e azulejos seiscentistas, os tectos em caixotões e pintados e as lareiras em mármore que distinguem as diversas salas que acolhem importantes colecções de pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria.....
.....................................................................................................................................................................................................
Na verdade eu já conhecia o Palácio já tinha ido várias vezes mas não me lembrava já bem dele e estava com imensa vontade de ir lá novamente e assim foi, deu para aprender mais um pouco, aconselho vivamente esta visita, até os meus filhos gostaram ;)
O Lourenço ao principio é que ficou triste e gritava:
-Mana os Reis não têm brinquedos
Não podíamos fotografar no interior com muita pena minha pois gosto de ficar com as memórias registadas...
Foto tirada à saída do Palácio...
Foto tirada segundos depois de entrarmos no carro!!!
Ufa!!! Escapámos de uma valente molha ;)